Aviso de privacidade

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência no site e análise de tráfego. Concordando, você permite que seus dados de tráfego sejam analisados.

Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.

Portal de História da Ciência e da Tecnologia no BrasilMAST

Linha do tempo de missões do Observatório Nacional no exterior

Observação do trânsito de Vênus pelo disco solar em 1882

A passagem do planeta Vênus pelo disco solar, em 1882, foi considerada um evento importante porque permitiria aos astrônomos calcular a distância entre o nosso planeta e o Sol e, sabendo essa distância, as leis de Kepler permitiriam calcular as posições dos demais planetas no sistema solar. Três comissões brasileiras foram organizadas, sendo a principal delas, chefiada por Luiz Cruls, destinada à Punta Arenas, no Chile.

Conferência Internacional do Meridiano

Com o objetivo de definir o meridiano inicial a partir do qual a hora local poderia ser calculada para qualquer lugar do mundo, astrônomos de 26 países diferentes se reuniram na conferência organizada em Washington, nos Estados Unidos. Dentre as propostas apresentadas, a mais votada definiu o meridiano de Greenwich, na Inglaterra, como meridiano inicial, marco para a medida da longitude e estabelecimento dos fusos horários.
16/4/1887

Congresso Astrofotográfico Internacional de 1887

O desenvolvimento do astrofotógrafo, luneta que permitia fotografar os céus, motivou Ernest Mouchez, diretor do Observatório de Paris, a organizar o Congresso Astrofotográfico Internacional em 1887. Astrônomos de 15 países diferentes participaram do evento, incluindo Luiz Cruls, diretor do então Imperial Observatório do Rio de Janeiro. Durante o congresso dois projetos tiveram início: a produção de um catálogo astrográfico e o atlas Carta do Céu.
29/7/1887

Visita de Pedro II e Luiz Cruls ao Observatório Camille Flammarion em Juvisy-sur-Orge na França

Três meses após a realização do Congresso Astrofotográfico Internacional, Luiz Cruls e Pedro II visitaram um recém inaugurado observatório na cidade de Juvisy-sur-Orge, onde Camille Flammarion, astrônomo e divulgador da ciência, chefiava os trabalhos. Durante a visita, o imperador observou o planeta Vênus utilizando a luneta equatorial montada no observatório, entregou a Flammarion a comenda da Imperial Ordem da Rosa, e plantou uma árvore para marcar a sua passagem pela cidade de Juvisy-sur-Orge.
2/5/1922

Primeira Assembleia Geral da União Astronômica Internacional

Fundada em 1919, a União Astronômica Internacional tinha o objetivo de formalizar a cooperação internacional na área, promovendo investigações astronômicas e a troca de informações e experiências entre astrônomos e observatórios ao redor do mundo. Entre seus membros iniciais estavam países como a Inglaterra, os Estados Unidos, o Canadá, o Japão, e o Brasil, convidado para participar em 1922. Em sua primeira reunião, em Roma, o Observatório Nacional foi representado por Henrique Morize.

Criado por Anderson Antunes

Linha do tempo de missões do Observatório Nacional no exterior

Essa linha do tempo reúne algumas das principais missões organizadas pelo Observatório Nacional com destino ao exterior. Com o objetivo de observar efemérides ou participar de congressos e reuniões planejadas por instituições estrangeiras, astrônomos do Observatório Nacional, incluindo seus diretores, viajaram para países na Europa, na América do Norte e do Sul representando a instituição brasileira.