Aviso de privacidade

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência no site e análise de tráfego. Concordando, você permite que seus dados de tráfego sejam analisados.

Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.

Fotografia das obras iniciais do GOCNAE, em São José dos Campos, em 1962
Fotografia das obras iniciais do GOCNAE, em São José dos Campos, em 1962
Ver mais

A criação do Grupo de Organização da Comissão Nacional de Atividades Espaciais (GOCNAE) em 1961


Motivado pelo contexto de corrida espacial entre a  antiga União Soviética e os Estados Unidos, com o  lançamento de satélites no espaço entre os anos 1957 e 1958, no Brasil iniciou-se um movimento pela criação de suas bases para a pesquisa espacial e desenvolvimento de tecnologias para esse fim. Por meio do decreto n.51.133 de 3 de agosto de 1961, o então presidente do Brasil, Jânio Quadros, instituiu o Grupo de Organização da Comissão Nacional de Atividades Espaciais, o GOCNAE. Esta iniciativa corresponde às bases daquilo que viria ser o Instituto de Pesquisas Espaciais, o INPE,  e dava início no Brasil às atividades relacionadas a utilização e exploração do espaço sideral.

A instituição do GOCNAE também foi motivada pela visita do cosmonauta russo Yuri Gagárin ao Brasil, meses depois de ter sido lançado na órbita da Terra, configurando, assim, a primeira missão espacial tripulada da humanidade. Entusiasmado, o presidente Jânio Quadros aproveitou o período que o expedicionário passou  pelo Brasil e lançou o decreto que criava o GOCNAE com as seguintes atribuições: estudar e propor a Política Espacial Brasileira e a legislação que lhe daria suporte; viabilizar a Comissão Nacional de Atividades Espaciais e todo seu conjunto normativo; coordenar e incentivar os trabalhos e estudos relacionados às atividades espaciais; firmar os acordos necessários à instalação da sede em terrenos do Patrimônio da União; administrar as obras e serviços necessários ao plano de criação da Comissão Nacional de Atividades Espaciais; e promover o desenvolvimento de intercâmbio técnico científico e a cooperação internacional, a promoção da formação de especialistas na área e a coordenação entre as atividades espaciais e a indústria brasileira.

Um ano depois, as obras das futuras instalações do GOCNAE estavam em andamento no local escolhido, São José dos Campos, e assim materializaram parte da lei instituída pela primeira política espacial brasileira.

Local: Brasília, Distrito Federal, Brasil

Período Brasileiro: Período Democrático

Documento relacionado:

Fotografia das obras iniciais do GOCNAE, em São José dos Campos, em 1962

Indivíduos relacionados: Joelmir Campo de Araripe de Macedo, Jânio da Silva Quadros

Espaço de ciência: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Referências:

ANTUNES, Júlio César Guedes. Programa Espacial Brasileiro:uma análise sobre o impacto social. 2015. Dissertação (Mestrado em Sociologia Política). Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2015.

BRASIL. Decreto n. 51.133, de 3 de Agosto de 1961. Cria o Grupo de Organização da Comissão Nacional de Estudos Espaciais e dá outras providências.Diário Oficial da União. Seção 1 - 3/8/1961, p. 7049. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1960-1969/decreto-51133-3-agosto-1961-390741-publicacaooriginal-1-pe.html>. Acesso: 23.10.2023.

INPE. A origem do INPE na corrida espacial. 2023. Disponível em: <https://www.gov.br/inpe/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/historia>. Acesso: 23.10.2023.

MONTENEGRO, Darly P. O Sistema de Gestão da Missão Espacial Completa Brasileira – MECB: uma avaliação de sua contribuição ao desenvolvimento do programa. 1997. 157f. Dissertação. (Mestrado em Administração Pública). Fundação Getúlio Vargas. Rio de Janeiro, 1997.

Autoria: Mariza Bezerra